Cada vez mais, a dedicação das empresas à chamada Internet das Coisas tem crescido. Em um dia, a Samsung lança sistema de IoT para edifícios comerciais; no outro, a Dell anuncia investimentos de US$ 1 bilhão na área. Além de a pretensão do Brasil para competir no cenário global deste segmento. No entanto, quando esses dispositivos inteligentes estiverem no auge, já pensou se terá tomada suficiente para conectá-los? Antes que você pudesse se preocupar com isso, parece que criaram uma solução para o problema.

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Washington criou uma forma de um conjunto de aparelhos domésticos serem capazes de interagir por meio da rede wireless, ao contar apenas com peças 3D impressas. E o melhor de tudo: não precisarão de qualquer tipo de bateria para funcionar. Elas seriam conectadas ao Wi-Fi somente ao tocar na superfície da antena. Assim, o sistema seria controlado por botões ou sensores que operam automaticamente.

Ainda não foi divulgada uma previsão de quando essa ideia ficará disponível para os consumidores. E aí, já consegue imaginar a sua casa totalmente conectada sem precisar de energia elétrica para isso?