Por Erica C. M. Ortiz

Sustentabilidade é um assunto que vem ao longo dos últimos anos sendo amplamente debatido em diversas mídias. O fato é que estamos consumindo muito mais recursos naturais do planeta do que ele consegue recompor. Sendo assim, isso significa que se não mudarmos a maneira de consumo desses recursos, a vida das próximas gerações vai se tornar insustentável.

Muitas são as medidas que vêm sendo tomadas para reduzir os impactos ambientais. Muitas delas já estamos aplicando em nosso dia-a-dia como a reciclagem, o combate ao desperdício de água e a escolha por produtos que causem menor impacto ambiental.

Mas você já parou para pensar em como podemos contribuir com o planeta, dentro da atuação da engenharia elétrica? Segue abaixo algumas sugestões.

  • Eficiência Energética

Esse, a meu ver, é um dos maiores ganhos que a engenharia elétrica pode proporcionar. Podemos reduzir o impacto ambiental através da implementação de alternativas e soluções que reduzam o consumo de energia e as perdas do processo, sem alterar o volume de produção ou rendimento.

Um exemplo clássico é a substituição de lâmpadas incandescentes por LED. Mas além desse, há diversas alternativas no mercado que podemos propor e implementar.  E além da redução do impacto ambiental, há justificativas econômicas resultantes da redução da conta de energia, que podem tornar essa uma união econômico-sustentável perfeita.

  • Geração de energia elétrica alternativa

As fontes alternativas de energia, têm se popularizado muito nos últimos anos no Brasil. Em especial a energia solar (imagem 1) e a eólica. E essa é uma alternativa que contribui para o planeta, visto que utilizam fontes renováveis de energia e possuem baixo índice de geração de poluição ambiental. Os custos de implementação vêm caindo ano após ano, e isso faz que essa seja uma alternativa cada vez mais viável e ecologicamente correta.

Imagem 1. Sistema Fotovoltaico

  • Redução no consumo de materiais

Dentro da nossa área de atuação podemos reduzir cada vez mais o desperdício de materiais. Isso acontece quando especificamos em nosso projeto materiais sobre dimensionados, sem justificativa técnica plausível. Obviamente que devemos sempre considerar os requisitos especificados nas normas técnicas e a segurança das instalações e produtos. Mas indicar materiais que consumam mais recursos naturais, sem necessidade, além de ampliar os custos de execução do seu projeto, acaba sendo uma maneira de aumentar os impactos ambientais e exploração dos recursos naturais.

Agora nos diga, quais são as formas que você adota, dentro da sua área de atuação, para reduzir o impacto ambiental? Deixe nos comentários.

Abraços, Erica C. M. Ortiz