Quando uma pequena ação toma corpo e consegue iniciar uma mudança de cultura.

A Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, entidade civil sem fins lucrativos, luta há mais de 10 anos pela sua segurança, pela segurança da sua família, da sua indústria, do seu comércio, enfim…da sua vida.

São ações que buscam conscientizar população leiga e profissionais do setor sobre a importância de se respeitar a eletricidade. Os dados levantados pela entidade desde 2008 mostram que muito pouco tem sido feito para que as pessoas deixem de morrer por acidentes totalmente evitáveis.

Somente no ano de 2014 foram quase 2 mortes por dia. Sendo que este dado é apenas a ponta do iceberg. “Sabemos que o número é, no mínimo 3 vezes maior”, afirma o Eng. Edson Martinho, diretor da entidade.

Entre as ações técnicas com seminários que trazem informação para os profissionais do setor, um desafio para os eletricistas, um prêmio de jornalismo já conceituado entre os profissionais de mídia e que vai para a sua 10.a edição em 2016, uma ação chama a atenção: o Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho.

Em sua 4.a edição neste ano, o concurso já atingiu mais de 3.000 crianças e adolescentes, 155 cidades em 14 estados brasileiros e 246 escolas públicas. Pode parecer pouco para o universo de escolas e alunos que temos em nosso país, mas a ação que é uma espécie de ‘meninas dos olhos’ da equipe Abracopel vem chamando tanta atenção que as concessionárias de energia perceberam que podem usar a entidade para atingir mais usuários em suas áreas de concessão. Nesta edição, o Concurso recebeu 4 etapas regionais, sendo 3 delas no Nordeste nos estados de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte – através de uma parceria com a o Grupo Neoenergia e em Minas Gerais por meio de uma parceria com a Cemig.

Segundo o diretor da Abracopel, Edson Martinho: “Essas parcerias entraram neste ano para ajudar a Abracopel a chegar a ainda mais localidades, escolas e alunos. O resultado foi tão bom que certamente renovaremos para 2016 e pretendemos ampliar as parcerias e convidar outras empresas distribuidoras de energia e abraçar esta causa”.

As premiações, tanto nacionais como regionais, são feitas diretamente nas escolas e, nesta ocasião novamente é levantada a bandeira da segurança com a eletricidade. “Estas premiações são tão emocionantes que, muitas vezes ficamos sem ação diante da alegria das crianças, do brilho no olho de professores e familiares. Certamente é uma ação que conscientiza a base de nossa sociedade e nos dá esperança de um futuro mais seguro”, afirma Martinho.

Todas as premiações são documentadas e podem ser acessadas nos links abaixo. Certamente esta ação, conforme o diretor da Abracopel disse, nos deixa um pouco mais esperançosos.

Premiação em Minas Gerais

Premiação no Nordeste

Premiação Nacional