O QUE É QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA?

O termo qualidade é muito subjetivo e está diretamente relacionado com a percepção e a necessidade de cada um. Na energia elétrica não é diferente, a qualidade da energia elétrica depende de como será usado e o que será afetado.

Façamos uma comparação: Qual o parâmetro de qualidade de energia elétrica a ser fornecida para uma padaria que usa forno elétrico e só produz todos seus pães, continuamente, das 5 às 10 da manhã, todos os dias, de segunda a segunda?

Poderíamos dizer que a qualidade da energia para o seu “Manuel”, da padaria, é ter energia elétrica em um nível de tensão razoável, sem interrupção de longa duração, durante o período que ele está fazendo o pão, certo?

Mas, se a avaliação for a qualidade da energia necessária para uma indústria de bebidas, por exemplo, com todos aqueles equipamentos automatizados usados para melhorar produtividade? A energia elétrica não poderá sofrer afundamentos de tensão acima do tolerado pelos equipamentos, tão pouco interrupções, seja de curta ou de longa duração. Também não pode estar susceptiva a ruídos, ou qualquer outro distúrbio, com pena de causar problemas no funcionamento dos equipamentos e causar paradas nas máquinas, que serão traduzidos em custos extras para o produtor e consumidor.

Por este motivo, a avaliação da qualidade da energia elétrica requer em um estudo inicial, uma preocupação quanto à percepção e necessidade do usuário, seguida de uma análise mais detalhada dos problemas que afetam a qualidade da energia e então a decisão sobre a melhor solução a ser adequada. Lembre-se que o usuário não vai comprar Filtros, Equipamentos, Dispositivos de proteção etc., ele vai comprar soluções para a produtividade, qualidade e segurança.

E você é quem vai ajudá-lo nesta escolha. Pense nisso!

boxcolunistas-edson