Por Edson Martinho

Desde que a norma ABNT NBR 5419/2015 foi publicada em junho de 2015, temos encontrado muitos profissionais preocupados com seus relatórios pois, nesta versão da norma, o valor de resistências abaixo de 10 Ohms, que era recomendado e não obrigatório, foi removido. Da mesma forma, a ABNT NBR 5410/2004 traz o texto – A menor resistência possível – sem definir valores.

Sim, parece interessante, mas muitos profissionais se baseavam no valor encontrado no terrômetro para definir se um sistema de aterramento ou mesmo SPDA estava “bom ou não” e se podia ser “aprovado ou não”. É fato que quanto menor a resistência do sistema de eletrodo à terra, melhor para o sistema como um todo; mas basear-se somente em um valor é um problema grande, pois o sistema de aterramento em uma instalação elétrica é constituído de eletrodo, barramento de equipotencialização principal – BEP, barramento de aterramento local – BEL, condutores de aterramento ou proteção – fio terra e a conexão com o equipamento. No caso de SPDA, o sistema é composto por captação, descida e sistema de aterramento, então basear todo o sistema em um único valor de aterramento é mais ou menos como basear o diagnóstico do motor de um carro pela rotação, não é mesmo?

O intuito deste artigo é mostrar que o valor de resistência é importante, mas não é o único parâmetro que devemos nos basear para ter a confirmação de um bom sistema de aterramento. A integridade dos eletrodos, a certeza das conexões entre o sistema de aterramento e os equipamentos, e também a avaliação de que estas conexões estão bem feitas, a equipotencialização do sistema e, principalmente, a avaliação do sistema como um todo devem fazer parte da confirmação para afirmar que o sistema de aterramento está OK.

Em relação aos 10 Ohms, sempre me perguntei: “Após medir a resistência e encontrar valores acima de 10 Ohms era, e ainda é, uma prática realizar ações para reduzir o valor como gel, tratamento de solo, carvão etc. Será que após este tratamento de solo, você retorna para verificar o valor, digamos na semana seguinte? No mês seguinte? Depois de três meses?” É bem provável que não. Então o processo todo dos 10 Ohms tem um objetivo maior, que é a SUA CONSCIÊNCIA e não o sistema de aterramento.

Pense nisso!

 

* ABNT NBR 5410/2004 – Norma para instalações elétricas em baixa tensão

** ABNT NBR 5419/2015 – Norma para sistemas de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA