São várias as empresas que estão a desenvolver propostas para tornar o transporte aquático de mercadorias mais ecológico. Fazer transportes em pequenas distâncias, de um porto para outro próximo, ou em zonas fluviais, já é relativamente fácil com eletrificação, mas o difícil vai ser percorrer milhares de milhas pelo oceano só com energias renováveis. As velas solares podem ser uma opção.

As velas solares Aquarius MRE estão a ser desenvolvidas pela empresa japonesa Eco Marine Power, tendo chegado à fase de testes no final do ano passado. Vão poder ser montadas em navios novos, ou ser montadas em embarcações já existentes. O Aquarius MRE combina velas rígidas com células fotovoltaicas para poder usar tanto energia eólica como energia solar, e funciona mesmo quando o navio está parado, podendo também ser recolhido quando está mau tempo.

Atualmente, as velas solares estão a ser usadas pela frota do armador japonês Hisafuku Kisen. Mas no futuro serão a peça central da Aquarius Eco Ship, que vão combinar as velas com um motor elétrico mais eficiente, baterias acumuladoras, sistema de iluminação de LED, lubrificação aérea e recuperação de calor. Existe também a hipótese de incorporar células de combustível para hidrogénio. A Eco Marine Power espera reduzir o consumo de energia em 40 por cento e reduzir consideravelmente emissões de óxidos de azoto e de enxofre.

FONTE: https://www.motor24.pt