Selo de qualidade INMETRO e garantia de segurança em produtos

Todos os dias são noticiados acidentes envolvendo produtos de procedência duvidosa, que não passaram por processos fabris certificados e que não foram inspecionados com os critérios necessários para garantir sua qualidade ao consumidor final (incêndios de árvores de Natal, acidentes domésticos envolvendo crianças que ingerem partes dos brinquedos que se soltam com facilidade, ferimentos causados por superfícies afiadas, só para citar alguns exemplos).
Já faz parte do senso comum buscar pelo selo de qualidade INMETRO ao adquirir produtos, como uma garantia de segurança dos mesmos. Mas você conhece os processos de Avaliação de Conformidade estabelecidos por este Instituto?
Segundo informações obtidas no próprio site do INMETRO – Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia -, ele é o responsável pela gestão dos Programas de Avaliação da Conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC. O processo de elaboração dos Programas de Avaliação da Conformidade tem como premissa a implantação assistida, ou seja, acompanhada desde a concepção até a implementação e disposição no mercado.
Ainda segundo o site, Qualidade, no contexto do Inmetro, compreende o grau de atendimento (ou conformidade) de um produto, processo, serviço ou ainda um profissional a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.

Certificação e Inspeção

O processo de certificação de produtos é realizado por uma organização independente, acreditada pelo Inmetro, para executar a avaliação da conformidade; ao acreditar um organismo de certificação, o Inmetro o reconhece competente para avaliar um objeto, com base em regras preestabelecidas, na maior parte das vezes, pelo próprio Inmetro.
A inspeção é definida pelo Inmetro como “Avaliação da Conformidade pela observação e julgamento, acompanhada, conforme apropriado, por medições, ensaios ou uso de calibres.”
A inspeção é o mecanismo de Avaliação da Conformidade muito utilizado para avaliar serviços, após sua execução. De um modo geral, os procedimentos de medição, de uso de calibres e de ensaios são aplicados nos instrumentos utilizados para execução do serviço a ser inspecionado.
A inspeção pode ser aplicada com foco em segurança, desempenho operacional e manutenção da segurança, ao longo da vida útil do produto. O objetivo principal é reduzir o risco do comprador, proprietário, usuário ou consumidor quando do uso do produto.
Portanto, oferecer ao mercado produtos de qualidade a preço justo é compromisso legal das empresas, e cabe ao consumidor final escolher bem, fazer a triagem e prezar sempre por sua própria segurança.

Fonte: Site do Inmetro, http://infoconsumo.gov.br/

boxcolunistas-patricia