O projeto fotovoltaico de 150 megawatts que flutua sobre a água começou a gerar eletricidade no dia 10. A central foi instalada pela China Three Gorges Corporation na província de Anhui, sudeste da China. Trata-se do maior projeto de geração de energia desse gênero no mundo.

O presidente da China Three Gorges Corporation, Lu Chun, informou que a geração fotovoltaica flutuante é uma nova área de pesquisa de energia limpa. O projeto em Anhui tem como objetivo procurar medidas eficazes para baixar o custo de produção e de manutenção, para fornecer experiências e padrões tecnológicos que possibilitem a prática em todo o país.

Em comparação com as centrais fotovoltaicas tradicionais, os projetos flutuantes possuem vantagens como não ocupar os recursos de terra, reduzir a evaporação de água e cobrir o sol, de modo a inibir o crescimento de algas.

O projeto tem um investimento total de 1 bilhão de yuans e, segundo o planejamento, será concluído em maio de 2018. Quando concluído, a previsão é gerar 150 milhões de kilowatts de eletricidade anualmente.