Dentre as várias ações promovidas pela Abracopel, existe a criação de uma Norma Técnica sobre Segurança em Eletricidade. Este projeto¹ está em andamento dentro do processo normal que toda norma técnica ABNT deve percorrer. Outro projeto muito importante para nós em 2017 é a realização de um seminário internacional sobre a segurança na eletricidade, o IEEE ESW Brasil – Electrical Safety Workshop Brasil, o único seminário brasileiro totalmente dedicado ao tema da segurança no uso da eletricidade. Este seminário vem sendo realizado desde 2003, regularmente a cada dois anos, em uma parceria entre o IEEE Brasil e a Abracopel.

O ESW Brasil 2017 será composto de trabalhos técnicos apresentados por profissionais experientes e especialistas convidados, permitindo uma excelente troca de informações, com plena participação da plateia.

O objetivo do evento é incrementar a “cultura da segurança em eletricidade”, visando conscientizar a sociedade de que os serviços de eletricidade devem ser tratados com responsabilidade e seriedade.

Trabalhos apresentados anteriormente no IEEE ESW Brasil já foram publicados no exterior, como o “Explosion risks in underground networks”, de autoria do eng. Estellito Rangel Jr., apresentado no ESW Brasil 2011 e publicado na Revista IEEE Industry Applications Magazine, distribuída em mais de 90 países, no número set/out 2014, pg. 58-63.

O IEEE ESW Brasil desde sua primeira edição buscou incluir na programação trabalhos de profissionais destacados no cenário brasileiro e renomados palestrantes estrangeiros. Estas características tornaram o IEEE ESW Brasil um seminário internacional do mais alto nível.

Eu escrevo este texto após um webinar sobre a segurança em instalações fotovoltaicas, realizado pelo engenheiro Vinicius Ayrão, palestrante do VII ESW Brasil, realizado em 2015 no Rio de Janeiro. O fato de 263 profissionais estarem reunidos em uma segunda feira à noite (o webinar aconteceu dia 20/03) para conversarem sobre segurança é motivo de enorme satisfação para mim e para todos que se preocupam com a qualidade das instalações elétricas. A palestra fez parte do programa Eletricista Consciente, ação que a Abracopel abraça em parceria com o Procobre e a HM News. Ainda em março realizamos os eventos técnicos da Abracopel no Rio de Janeiro, com absoluto sucesso, trazendo para os profissionais de segurança do trabalho, um evento inédito, focado no gerenciamento do risco elétrico. E, após várias outras atividades voltadas à segurança com a eletricidade ao longo deste ano, estaremos reunidos em 4 e 5 de outubro, no interior paulista, em um evento técnico em que discutiremos, com a profundidade necessária, as questões técnicas relacionadas com a segurança das instalações elétricas.

Figura 1 Palestra do engenheiro Vinicius Ayrão no VII ESW Brasil, 2015

A missão da Abracopel é promover a segurança no uso da eletricidade através de ações inovadoras, de caráter institucional, como os Prêmios de Jornalismo e o Concurso Nacional de Redação e Desenho, eventos profissionais e seminários, ou apoiando ações de terceiros que possam contribuir com a nossa missão. Para nós, premiar um jovem estudante em sua escola ou participar de um programa de TV de grande audiência é parte do nosso trabalho e motivo de igual satisfação.

Figura 2. Desenho feito por um aluno inscrito no Concurso Abracopel de redação e desenho

Os resultados do nosso trabalho são difusos, mas certamente beneficiam todos os interessados em melhorar a qualidade das nossas instalações elétricas, principalmente os bons profissionais e as boas empresas. Por isso gostaria de chamar a atenção de todos os colegas para a importância do ESW Brasil 2017 (http://www.ieee.org.br/eswbrasil/), onde poderemos discutir com profundidade sobre questões concretas que possam melhorar a qualidade das nossas instalações e beneficiar a todos nós, profissionais e sociedade.

 

1 –  Norma ABNT 16384, Segurança em Eletricidade. O projeto desta norma foi realizado pela comissão ABNT CE03:064-12 e tem o objetivo de ser um guia de boas práticas para quem trabalha com eletricidade ou se utiliza dela. Neste momento a comissão responsável está avaliando as contribuições feitas através de consulta pública.