eolicasempasA start up espanhola Vortex Bladeless está desenvolvendo uma turbina eólica que não precisa de pás e, paralelamente, tem potencial para ser mais barata e eficiente. Segundo o Quartz, o gerador da Vortex se parece com uma palhinha gigante enterrada no chão, aproveitando a energia eólica sem que, para isso, seja necessário rodar as (eventuais) lâminas.

vvortex_outraA chave está na vibração do vento, que é convertida em energia e armazenada. Segundo a empresa, estas turbinas são 53% mais baratas na produção e, também, requerem uma menor manutenção que as turbinas eólicas tradicionais. E compreende-se: sem as pás, elas ficam com menos componentes passíveis de se quebrarem.

Com 12,5 metros, a Vortex capta menos 30% de energia que uma turbina eólica tradicional, mas também pode mais facilmente caber num determinado espaço. Segundo a Wired, a empresa já recebeu €880.000 do Governo espanhol e investidores privados. A partir de 1 de Junho, uma campanha de crowdfunding procurará arrecadar mais investimento.

Fonte: Green Savers