Brasil desperdiça R$ 12 bi com energia elétrica em 5 anos

Segundo análise da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), nos últimos cinco anos o Brasil desperdiçou R$ 12 bilhões apenas com energia elétrica e a tendência é que o desperdício aumente proporcionalmente nos próximos anos.

De acordo com a ABESCO uma das razões para tanto desperdício é o fato de os equipamentos consumidores de energia elétrica em todos setores (industrial, comercial, serviços e residencial) estarem ficando mais velhos e obsoletos, consumindo mais energia para fazer o mesmo trabalho.

“Se levarmos em consideração que a indústria consome cerca 44% de toda a energia elétrica produzida e que a força motriz usa quase 70% dessa energia, é possível afirmar que aproximadamente 30% de toda energia elétrica brasileira é consumida por motores. Não à toa a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou um trabalho para estimular a troca dos motores elétricos e promover a eficiência energética. Ação que contou, inclusive, com a participação e sugestões da ABESCO”, explica o presidente da ABESCO, Rodrigo Aguiar.

A Associação tem trabalhado junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para montar uma agenda de ações para que o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) seja efetivamente colocado em prática a partir de 2016 e assim seja possível alcançar a meta de redução de 10% no consumo de energia em 2030.

(Redação – Agência IN)