Brasília atrai interesse alemão para energia solar
Investimento e capacitação técnica são necessários para elaborar o projeto

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) é candidata a receber investimento e capacitação em projetos de energia solar. A instituição alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) acertou agenda a fim de oferecer cooperação técnica para Brasília.

 “Temos uma boa expectativa com a cooperação alemã, que tem uma expertise e possibilidade de nos apoiar no desenvolvimento de programas de energia solar”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, André Lima. “Iniciamos a proposta do programa Brasília Solar e essa cooperação pode ser importante para termos apoio técnico qualificado e propostas bem consolidadas”, disse.

 O secretário recebeu representantes da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da agência alemã. A instituição já desenvolve projetos com o governo do Estado do Rio de Janeiro.

 A reunião foi realizada na segunda-feira (4). Participaram representantes das secretarias de Planejamento e Orçamento; de Ciência e Tecnologia; de Economia e Desenvolvimento Sustentável, e da Assessoria Internacional do Governo de Brasília, além da Sema e GIZ.

 Em 9 de junho, a capital federal receberá uma equipe da GIZ que vem mapear as possibilidades dessa cooperação. “É possível ver em Brasília potencial e vontade política para desenvolver energia solar”, comentou o representante da instituição no Brasil, Ricardo Kuelheim.

 “Implementar a tecnologia solar é uma necessidade para garantir energia à população”, acrescentou André Lima. “Vamos somar forças com outras secretarias do Governo de Brasília para desenvolver a cidade que queremos, uma Brasília Solar”, concluiu. 

 

Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente