Cuidados com a segurança ao caçar Pokémons

Seria cômico se não fosse trágico, mas é extremamente oportuno falar de segurança neste momento. Lançado recentemente no Brasil, a mais nova febre Pokémon Go! é um jogo que consiste em capturar Pokémons com a finalidade de aumentar sua coleção ou dominar ginásios. O jogo utiliza os dados de localização do usuário para imprimir maior realidade e inserir os Pokémons no mundo real.

Para capturar Pokémons é necessário sair de casa (e andar com o celular pela rua) – nos jornais já estão sendo noticiados os inúmeros casos de assaltos, atropelamentos, dentre outros acidentes. Tem jogadores querendo acessar até mesmo áreas de acesso controlado e restritas, como subestações, para capturar os bichinhos. Portanto, ao iniciar o jogo, não se esqueça além de manter a internet e o GPS ativados, deixar o bom senso sempre ligado.

Criada como uma forma de entretenimento e diversão, o Pokémon Go! é inclusive uma boa oportunidade de negócios ligados ao jogo (desenvolvimento de aplicativos auxiliares, mercado de alimentos e bebidas, logística para transportar os usuários); entretanto, como todo jogo é uma forma de distração e desconexão com o mundo real, e neste caso, é necessário reforçar ainda mais os cuidados com a segurança, preservação da vida e integridade física.

Escolha áreas seguras para se deslocar, e faça uma breve avaliação do risco antes de iniciar o jogo. Lembre-se que estudos comprovam que nenhum ser humano é capaz de dedicar atenção plena a duas atividades simultaneamente, sempre uma será preterida. Nunca esqueça dos cuidados básicos com sua segurança – sua vida vale muito mais que qualquer Pokémon raro.

boxcolunistas-patricia