Imagine que era capaz de gerar a sua própria eletricidade para consumo da sua casa e, ao mesmo tempo, manter-se em forma. Não é uma completamente nova, mas está mais perto de tornar-se realidade para milhões de pessoas, com a bicicleta Hans Free Electric. Este produto da DevShakti está a ser financiado por Manoj Bharkava, empresário indiano que se tornou milionário nos Estados Unidos com a bebida energética 5-Hour Energy.

 Com apenas uma hora de exercício na Hans Free Electric Bike, pode gerar eletricidade suficiente para dar energia a uma luz LED durante 24 horas, a uma lâmpada de LED durante seis horas ou a uma televisão durante duas horas. Também pode recarregar até seis telemóveis com uma só carga, ou dar energia a uma bateria de 12 volts.

Mas embora este aparelho possa ser usado por clientes no mundo industrializado que precisem de ter cuidado com a figura, o motivo que levou Bharkava a criar a Hans Free Bike foi levar eletricidade aos três mil milhões de pessoas que não tem acesso a uma fonte constante de energia elétrica. Leve e fácil de transportar a lugares remotos, pode fazer as vezes de gerador em locais onde o acesso a eletricidade é inconstante ou até inexistente, melhorando a qualidade de vida para populações isoladas com custos reduzidos