Na ocasião foi entregue uma moção de agradecimento ao Deputado Estadual Luís Paulo, autor da Lei de Autovistoria Predial.

No ano em que a Abracopel completa 10 anos de existência, mais uma comemoração foi realizada, desta vez na Regional Rio de Janeiro juntamente com a diretoria da regional, membros do Conselho Consultivo e parceiros.

Importante destacar a presença do Deputado Estadual Luís Paulo, autor da Lei Estadual 6.400/2013 de Autovistoria Predial que representa um enorme avanço em direção de construções mais seguras em nosso país.

O Rio de Janeiro saiu na frente neste sentido e a Abracopel, juntamente com o Procobre, que esteve presente ao jantar na pessoa de seu diretor executivo, Antonio Maschietto Jr, apoiam e defendem a difusão desta lei para todos os estados brasileiros.

Em linhas gerais, o objetivo da lei é  fazer com que edificações passem regularmente por uma vistoria geral, seja na parte de estrutura, de instalações elétricas, cuidados contra fogo etc. E que essas verificações sejam de responsabilidade dos moradores e síndicos.

Da vistoria é gerado um laudo, assinado por um engenheiro ou um arquiteto especializado, atestando se o empreendimento está dentro do que se considera adequado para uma construção. Caso não esteja, o profissional contratado deve mostrar as melhorias a serem executadas, com prazo para que sejam feitas.

O documento é também uma forma do síndico dividir a responsabilidade caso, de repente, aconteça algo de inesperado com a edificação. Assim, o responsável pelo condomínio tem mais segurança para afirmar se a estrutura do prédio está realmente adequada.

Dessa forma, o que se espera é que surja uma cultura de manutenção predial, e não que só a cada cinco anos os síndicos e moradores se empenhem nos cuidados com a estrutura e respeitem as normas técnicas de segurança para condomínios.

A Abracopel ofereceu ao Deputado Estadual Luís Paulo uma Moção de Agradecimento pela autoria da Lei. Em sua fala, o Deputado lembrou da falta de cultura para uma manutenção periódica nas construções em geral. Luís Paulo, que é engenheiro civil, abordou acidentes que ocorreram no Rio de Janeiro em edificações antigas do centro e que vitimaram várias pessoas. Tais ‘acidentes’ aconteceram por pura falta de manutenção e atenção aos riscos que essas edificações oferecem.

O Deputado Luís Paulo lembrou a importância da parceria do CREA-RJ que montou palestras específicas para formar os vistoriadores. “Desta forma, passada a fase de promover a Lei de Autovista, o momento agora é de obrigatoriedade com multa para aqueles que não atenderem à Lei”. Segundo o deputado já são mais 30 mil laudos de vistorias feitas no município do Rio de Janeiro.“Muitas reformas sendo feitas e muitos edifícios sendo salvos”. No que se refere aos objetivos da Abracopel, Luís Paulo alertou sobre a imensa falta de para-raios nos edifícios. Já nos prédios velhos, “as instalações elétricas estão totalmente defasadas, com uma diferença entre a demanda de energia e a pouca carga que os mesmos comportam”.

Luís Paulo terminou sua fala afirmando a importância desta lei se tornar federal, abarcando todos os estados brasileiros.

Antonio Maschietto, diretor do Procobre, entidade que mantém o Programa Casa Segura,  afirmou que “a importância da autovistoria é que ela leva aos usuários do imóvel um conhecimento sobre o seu estado e isso leva a uma manutenção preventiva. Com isso, você mantem a segurança do imóvel e, principalmente das pessoas que vivem no imóvel!.