ABNT NBR IEC 61643-1:2007. A norma dos Dispositivos de Proteção contra Surtos

A norma técnica brasileira relativa aos Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) é a ABNT NBR IEC 61643-1:2007, Dispositivos de proteção contra surtos em baixa tensão
Parte 1: Dispositivos de proteção conectados a sistemas de distribuição de energia de baixa tensão – Requisitos de desempenho e métodos de ensaio. Esta norma foi publicada como uma NBR IEC, o que significa que se trata de uma tradução literal da norma IEC correspondente.
Os DPSs fazem parte das normas ABNT NBR 5410:2004, versão corrigida 2008, Instalações elétricas de baixa tensão e NBR 5419/1/2/3/4:2015, Proteção contra descargas atmosféricas. Estas duas normas apresentam em conjunto como projeta-los, instala-los e realizar a sua inspeção e manutenção, por tratar-se de normas de instalação. A NBR IEC 61643-1:2007 apresenta as características básicas dos DPSs e dos métodos para ensaia-los.

Um fabricante de DPS que informa aos seus clientes que seu produto pertence a determinado tipo, deve tê-lo ensaiado de acordo com a NBR IEC 61643-1 para assegurar ao mercado que uma vez instalado seu DPS terá comportamento conforme aquelas características.

Figura 1. Laboratório de teste da empresa DEHN+SÖHNE¹

A importância desta norma é evidente, já que é ela que determina como podemos garantir que as características principais de um DPS como a capacidade de corrente na sua forma de onda e a tensão residual, entre outras, sejam conhecidas.

A classificação dos DPSs como tipo I, II e II não é uma decisão unilateral dos fornecedores. Para que seus protetores sejam classificados em determinado tipo o fabricante deverá ensaiar seu produto conforme os requisitos apresentados na norma ABN NBR IEC 61643-1:2007.

A ABNT publicou apenas a parte 1 desta norma, mas já existem outras partes da IEC 61643, além da sua parte 1, tratando de aspectos adicionais mais específicos dos DPS, como protetores para de sistemas de telecomunicação, especificação de varistores de oxido metálico etc. Por ser uma norma IEC, todas as partes da IEC 61643 são válidas no Brasil e deveriam ser aplicadas pelos fabricantes que fornecem DPSs no mercado nacional, independente de produzi-los no Brasil ou no exterior.

Os profissionais que trabalham com proteção contra surtos devem conhecer profundamente as normas de instalação. Mas caso queiram garantir que os DPSs adquiridos pelos seus clientes sejam de fato eficazes, será necessário assegurar que sejam fornecidos por fabricantes que certificaram seus produtos conforme a norma NBR IEC 61643-1;2007.

Figura 1 – Cortesia da empresa Proauto, produtos de automação industrial, distribuidor DEHN + SÖHNE no Brasil.