Maior implementação de rede elétrica inteligente do mundo atinge novo marco

A Landis+Gyr, a líder mundial na transformação da maneira com que a energia é distribuída e gerenciada, anunciou que o projeto de modernização da rede elétrica em andamento da Tokyo Electric Power (TEPCO) ultrapassou 10 milhões de medidores e dispositivos avançados instalados e comunicando na maior rede de Internet das Coisas (IoT — Internet of Things) de uma companhia de eletricidade no mundo. Nesse contexto, esse projeto complexo atingiu agora uma amplitude e ritmo de implementação sem paralelos no setor de serviços de utilidade pública.

“Nossa implementação está fazendo um progresso regular e atingir 10 milhões de pontos de extremidade (endpoints) no marco da rede é uma indicação clara da eficiência de nosso programa e da capacidade de nosso sistema de ponta desenvolvido pela Landis+Gyr. A meta para a conclusão é 2020 e eu acredito que ela pode ser acelerada, porque os benefícios fornecidos para atender as necessidades dos consumidores são fortes”, disse o vice-presidente executivo da TEPCO, Hiroshi Yamaguchi.

Essa plataforma conectada é acionada pela rede de múltiplas tecnologias IPv6 da Landis+Gyr que conecta a companhia de eletricidade e os dispositivos dos consumidores, usando RF Mesh, G3 PLC e comunicações por celular, fornecendo conectividade compatível com Wi-SUN ao recinto.

Atualmente, a rede está transportando dados entre dispositivos a uma taxa de 513 milhões de leituras de intervalos por dia. Quando concluída, a implementação da TEPCO irá ter mais de 27 milhões de medidores e milhões de outros dispositivos transmitindo 1,3 bilhão de pacotes de dados de intervalos por dia. Todas essas mensagens são processadas pelo sistema de extremidade de cabeça da Landis+Gyr e pela solução de gerenciamento de dados do medidor.

“A escala do projeto, requisitos de planejamento e metas gerais dessa implementação não têm precedentes no setor”, disse o CEO da Landis+Gyr, Richard Mora. “Os desafios de rotear e gerenciar essa magnitude de dados são reais, mas conseguimos atingir os objetivos da implementação e estamos posicionados para completar o projeto antes do programado. A Landis+Gyr congratula a TEPCO por atingir esse impressionante marco”.

A tecnologia de rede e de gerenciamento da rede elétrica da Landis+Gyr dá suporte a múltiplas iniciativas de rede elétrica inteligente e de cidade inteligente da TEPCO. Por exemplo, a desregulamentação do mercado de eletricidade japonês em abril de 2016 exigiu que todas as leituras do medidor para os consumidores que usam uma distribuidora alternativa sejam impulsionadas para um portal comum a cada 30 minutos, permitindo às distribuidoras de energia acessar, quase em tempo real, os dados dos consumidores. Outras metas de desempenho incluem a capacidade de operar 6,5 milhões de requisições de resposta de demanda por hora, sobre a mesma rede.

Com a média de 1 milhão de medidores e dispositivos inteligentes sendo instalados a cada três meses, a companhia de eletricidade ultrapassou o marco de 10 milhões de medidores em menos de três anos completos de implementação. Dentro de sete anos, a TEPCO terá 30 milhões de dispositivos da companhia de eletricidade e dos consumidores operando na rede.

A TEPCO é a maior companhia de eletricidade do Japão e a quarta maior do mundo. A companhia fornece serviços de eletricidade a 45 milhões de pessoas na região de Kantō no Japão, que inclui a cidade de Tóquio, a Província de Yamanashi e a parte leste da Província de Shizuoka.

O trabalho pioneiro da Landis+Gyr no Japão é mais um exemplo de nossa capacidade global de ajudar as companhias de eletricidade a transformar a maneira com que a energia é distribuída”, disse Mora. “Com grandes contratos com companhias de utilidade pública na Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul, estamos extremamente orgulhosos da capacidade única da empresa de ajudar o mundo a administrar melhor a energia”.

Sobre a Landis+Gyr
A Landis+Gyr é uma destacada empresa de modernização de redes elétricas em todo o mundo, com soluções para companhias de eletricidade que melhoram a confiabilidade, a eficiência energética e o envolvimento do consumidor. O abrangente portfólio da empresa inclui redes elétricas inteligentes e dispositivos inteligentes baseadas em padrão, analítica e gerenciamento de dados, integração renovável e armazenamento de energia. A Landis+Gyr emprega 5.700 pessoas que dão suporte aos consumidores em 31 países. Com vendas de mais de US$ 1,5 bilhão, a empresa opera como uma plataforma de crescimento independente da Toshiba Corporation (TKY:6502) e a Innovation Network Corporation of Japan (INCJ) tem uma participação acionária de 40% da empresa. Mais informações estão disponíveis em landisgyr.com.

FONTE Landis+Gyr